Efemérides de 27 de Julho

Execução de Robesºpierra, imagem da Wikipedia

Execução de Robesºpierra, imagem da Wikipedia

1794 A Convenção Nacional saída da Revolução Francesa ordenou há 213 anos a prisão de Maximilien Robespierre (1758-94), pondo final à política de terror por este instaurada, depois de ter proposto a execução de 17 mil declarados “inimigos da Revolução” – enquanto ele, qualificado de ‘incorruptível’, morreu como mandara matar (incluindo Danton): no cadafalso.

1830 A revolução voltou a rebentar em Paris, do povo e da burguesia, contra as medidas repressivas impostas por Carlos X (1757-1836), um hiperconservador que viveu exilado na GRã Bretanha e se tornou o monarca mais impopular de França.

1866 Terminou há 150 anos a instalação do cabo submarino Atlantic, o primeiro cabo telegráfico entre a Europa e os EUA, permitindo o estabelecimento de comunicações entre o Continente europeu e a América do Norte.

1921 Os fisiologistas Frederick Banting e John James Richard Macleod, da Universidade de Toronto, Canadá, isolam a insulina, vindo a receber em 1923 o Prémio Nobel da Medicina.

1940 Bugs Bunny, o Pernalonga, estreou-se há 76 anos no desenho animado A Wild Hare, da Warner Brothers, uma curta-metragem dirigida por Tex Avery.

1953 A Guerra da Coreia (1950-53) terminou há 63 anos com a assinatura do armistício de Panmunjon, assinado entre Estados

Guerra da Coreia, fotografia da dw.com

Guerra da Coreia, fotografia da dw.com

Unidos (que com a Grã Bretanha ajudava a Coreia do Sul), China (que com a antiga URSS apoiava a Coreia do Norte) e Coreia do Norte, e com a recusa da assinatura pela Coreia do Sul – que ficava com a Península dividida.

1958 A NASA foi criada há 58 anos pelo presidente Dwight D. Eisenhower logo após o lançamento do Sputnik 1 pela União Soviética, como agência do Governo Federal dos EUA responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

1975 Fugiram há 41 anos, em pleno Verão Quente de 1975, 88 agentes da ex-PIDE/DGS da prisão de Alcoentre, no que foi considerado um dos episódios mais caricatos da Revolução, que não impediria o estabelecimento de se tornar uma ‘prisão modelo’.

Humberto Delgado em campanha, fotografia de esquerda.net

Humberto Delgado em campanha, fotografia de esquerda.net

1981 Terminou há 35 anos o julgamento do caso Humberto Delgado, com a condenação a 22 anos de prisão do antigo agente da PIDE Casimiro Monteiro, dado como único autor do assassínio do General sem Medo, a 13 de fevereiro de 1965.

1983 – Um comando do Exército Revolucionário Arménio, composto por cinco guerrilheiros, atacou há 33 anos a embaixada da Turquia em Lisboa, morrendo no assalto – tendo morrido os 5 atacantes, mais um polícia e a mulher de um diplomata turco, aparentemente pela explosão acidental dos explosivos que transportavam – proporcionando a estreia em contexto real do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Portuguesa.

1990 A fábrica da Citroen em Mangualde produziu há 26 anos o último exemplar do mítico automóvel 2CV.

Pensamento do dia divulgado pela Lusa: «O salazarismo foi uma doença que pôs de rastos o povo português». José Gil (n.1939), filósofo e ensaísta português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s