Efemérides de 5 de Julho

1687 Publicou-se há 329 anos a primeira edição integral dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (ou Principia), livro em que o cientista britânico Isaac Newton (1642-1727)expõe as suas ideias.

Sir Isaac Newton, imagem da Wikipedia

Sir Isaac Newton, imagem da Wikipedia

1830 Iniciou-se há 186 anos a invasão do Norte de África pelas forças francesas, que tomaram Marrocos, Tunísia e Argélia, consolidando o poder nos 17 anos seguintes – dentro do movimento neo-colonialista do Séc. XIX, tendo em conta que os chamados ‘Descobrimentos’ constituíram a face anterior e recente do colonialismo.

1932 Tomou posse há 84 anos o primeiro Governo presidido por Oliveira Salazar, antes ministro das Finanças da Ditadura Militar, o qual já já detinha o poder real, mas passava então Presidente do Conselho, ou seja, primeiro-ministro.

1946 Com o nome de um atol francês do pacífico (que, pretendia assim insinuar que a mulher com ele vestida constituía uma verdadeira bomba), e a autoria disputada entre designers franceses, o bikini, novo fato de banho feminino de duas peças, desenhado por Louis Reard, teve o seu primeiro desfile na piscina Molitor de Paris.

1948 Foi lançado há 68 anos, pelo 1º Governo Trabalhista do pós-Guerra, chefiado pelo conde de Attleee, o modelo inicial do Serviço Nacional de Saúde, no Reino Unido.

1954 A estação pública britânica de televisão, BBC (fundada em 1922 como estação pública de rádio e TV), transmitiu há 62 anos o seu primeiro noticiário, que serviu como farol para as futuras estações congéneres europeias, que nunca seguiram contudo a sua independência política, sobretudo relativamente ao Governo em exercício..

1975 Portugal reconheceu há 41 anos a independência de Cabo Verde, depois de 500 anos sob domínio colonial – surgindo a partir daí o mais exemplar país democrático segundo os valores ocidentais..

1979 Assinatura do acordo entre o PPD-PSD de Francisco Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da AD, 1979Costa, e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles, para a constituição da AD, Aliança Democrática, que levaria estes partidos ao Poder, liderados por Sá Carneiro, nas legislativas seguintes – tomando o seu Governo posse a 3 de Janeiro de 1980.

1988 A Igreja Anglicana passou a admitir há 26 anos o exercício do sacerdócio pelas mulheres, criando uma tal comoção entre uma quantidade assinalável dos seus seguidores, que se afirma ter atrasado muito tempo a mesma iniciativa entre os católico.

1996 Nasceu há 20 anos a ovelha Dolly, primeiro mamífero totalmente clonado, produzida pela equipa do Instituto Roslin de Edimburgo, embora o nascimento só fosse anunciado em Fevereiro do ano seguinte – a ovelha teve uma visa comum e com filhos, embora se dissesse que cresceu e envelheceu demasiado depressa, vindo a ser morta em 2013 por causa de uma doença pulmonar degenerativa (vivendo ainda assim os cerca de 7 anos normais numa Ballet Gulbenkianovelha).

2005 A administração da Fundação Calouste Gulbenkian, então presidida por Rui Vilar, e dentro das suas medidas de contenção de despesas, tendo em conta as mais prementes necessidades culturais portuguesas, decidiu há 11 anos o fim imediato da companhia de dança Ballet Gulbenkian e anulou a Temporada 2005-06 já anunciada.

2006 A Lei da Paridade de géneros foi aprovada na Assembleia da República entre grande polémica, com alterações propostas pelo PS, após o veto presidencial.

2015 O “Não” ganhou ainda rotundamente o referendo na Grécia contra os credores, há 1 ano, nos tempos em que o Syriza era ainda um partido assustador para a Europa.

Deixe um comentário