Efemérides de 31 de Maio

10

Dia Mundial do Não Fumador, Dia Nacional do Pescador e Dia Nacional das Coletividades. Pretende-se declarar este o Dia Internacional dos Irmãos por parte da Associação das Famílias Numerosas, e como tal funciona em Portugal há 3 anos, tendo hoje sido celebrado por Pedro Rebelo de Sousa com uma carta ao seu irmão Presidente da República. Já é Dia Europeu dos Irmãos. Os pacotes de açúcar da Delta parece já referirem a efeméride.

Imagem da Wikipedia

Imagem da Wikipedia

1232 Canonização de Santo António de Lisboa, na Itália e outras partes do mundo conhecido como Stº António de Pádua (por ter decidido aí viver). Menos de um ano depois da sua morte – caso extraordinário, tendo em conta que não tinha lobbies como certos santos modernos.

Centenário da Gallimard, post

1911 A mítica editora francesa Gallimard foi fundada há 115 anos por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger, a partir da revista literária Nouvelle Revue Française.

Fotografia de wikiwand.com

Fotografia de wikiwand.com

1976 A Indonésia completou há 40 anos a invasão e tomada da então colónia portuguesa de Timor-Leste, mantendo a ocupação até à independência do território, em 2002

Imagem de quidbox.pt

Imagem de quidbox.pt

1988 A Assembleia da República, seguramente pressionada pelo facto consumado da TSF, aprovou há 28 anos a Lei da Rádio, para a liberalização do sector a seguir às nacionalizações do 25 de Abril.

Fotografia de mesumajikuka.blogspot.com

Fotografia de mesumajikuka.blogspot.com

1991 O Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, e promovido por Durão Barroso, foi assinado há 25 anos entre o governo do MPLA, no Poder, e a UNITA, embora a Guerra tivesse continuado em Angola até 2002.

Fotografia da CNN

Fotografia da CNN

2005 O antigo diretor do FBI Mark Felt (1913-2008) revelou há 11 anos, já muito doente, ter sido a fonte secreta (Garganta Funda) dos jornalistas do Washington Post, durante a investigação do caso Watergate confirmando suspeitas de Nixon que levaram a medidas de represália contra ele.

Fotografia de opanorama.pt

Fotografia de opanorama.pt

2007 O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou há 9 anos um programa para garantir a meio milhão de pessoas – estudantes, professores e trabalhadores em formação – o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.

Fotografia do DN

Fotografia do DN

2008 Manuela Ferreira Leite tornou-se há 8 anos a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, ao ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes, com 37,6 por centos dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07 e de Pedro Santana Lopes com 29,82 – levando à demissão imediata deste de líder parlamentar, alegando discordar do projeto da nova presidente do partido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s