Vinagrete 16.05.06

O perigo do voto de protesto nos EUA

Fotografia de redstate.com

Fotografia de redstate.com

Tenho para mim que os eleitores americanos que votam em Trump nas primárias do Partido Republicano é mais por se quererem rebelar contra o que sabem ser as intenções da organização, e por causa das suas (dele, Trump) posições contra as ortodoxias económicas liberais. O mesmo motivo que levará os democratas a rebelarem-se agora contra Hillary Clinton, e a apoiarem Bernie Sanders. Se a coisa fosse agora desde o princípio, talvez Sanders desse mesmo a Clinton uma enorme abada, como a que Trump está a dar aos seus opositores nas primárias republicanas.

Mas Sanders ainda seria bem integrado nos valores europeus. Trump é que, com o seu racismo e pavlovianismo incultural, está completamente de fora.

O curioso é as sondagens indicarem que Sanders venceria Trump mais folgadamente do que Hillary Clinton. Ou talvez isso seja normal, tendo em conta as posições mais conservadoras desta.

De qualquer maneira, o voto de protesto americano é perigoso, porque se reflecte também no resto do mundo. Mundo que já teve de suportar, com os EUA, a ignorância bélica e arrogante de um George W. Bush, que também ninguém acreditava capaz de ganhar umas eleições (e acabou por ficar na Casa Branca 8 desagradáveis anos, quando Washington bem precisava de alguém melhor capacitado para enfrentar os ataques de 11 de Setembro de 2001).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s