Vinagrete 22.11.10 – Avanços tecnológicos e horários de trabalho

Parece-me bem evidente que os avanços tecnológicos, que permitem maior rentabilidade do trabalho de cada um, também devem beneficiar os trabalhadores, e não apenas outros.

            Daqui se conclui que sou completamente a favor da diminuição de horários de trabalho, imaginando que essa diminuição é preferível pera os próprios trabalhadores a começar pela semana de trabalho. Pelo que me perece inteiramente benéfica a experiência lançada nesse sentido pelo Governo. Já se sabe que a maioria dos patrões, mais gananciosa, nunca aprovou direitos dos trabalhadores, nem horas máximas de trabalho.

            O que existe actualmente, quer em horários de trabalho quer noutros aspectos, foram sempre conquistas duríssimas. E ainda há empresas que tentam rodear as legislações em vigor.

            Mas também houve sempre alguns patrões, a distinguir-se de outros seus colegas, e a apoiarem os avanços. Por isso, não me surpreenderá que haja voluntários suficientes para esta experiência. Mesmo sem apoios financeiros do Governo (que não fariam qualquer sentido), e não havendo possibilidade de diminuição de salários, aumento de horas de trabalho ou ausência de trabalhadores (embora aceitando que as empresas muito grandes ponham à experiência só alguns departamentos ou sectores).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s