Efemérides de 26 de Outubro (2022)

1823 Deu-se há 199 anos uma conjura frustrada (haveria maior sucesso mais tarde) de D. Miguel e D. Carlota Joaquina para o afastamento de D. João VI e a suspensão da Monarquia Constitucional, que passaria pela prisão do Rei em Vila Viçosa – o que não impediu a cruel guerra civil entre os absolutistas e os liberais entre 1828-34 (data da Convenção de Évoramonte).

1863 Foi fundada em Londres há 159 anos a Football Association (FA), a primeira associação de futebol do mundo, entidade que controla o futebol inglês e que formulou as primeiras regras que pouco se alteraram ao longo do tempo (a FIFA só seria criada em 1904, em Paris).

1970 Deu-se uma acção da ARA (braço armado do PCP que funcionou entre 1970-73, começando precisamente a actuar neste caso), em Lisboa, há 52 anos, contra o navio Cunene, pronto a partir para África, com material de guerra.

1989 A UNESCO aprovou há 33 anos a utilização da língua portuguesa nas actividades da organização, tendo havido entretanto ali celebrações do Dia da Língua Portuguesa, com a participação de toda a CPLP, em inícios de Maio.

2017 O Conselho Superior da Magistratura abriu um inquérito há 5 anos contra o Juiz Neto de Moura, por causa de uma polémica sentença sua sobre violência doméstica.

2021 Um relatório da ONU dizia há 1 ano que as atuais promessas climáticas colocam o mundo no caminho para um aumento “catastrófico” da temperatura média de 2,7 graus Celsius neste século, antes da cimeira do clima das Nações Unidas, em Glasgow (a COP 16, prevista e realizada no início de Novembro seguinte, em que foi debatida a implementação do Acordo de Paris, e houve a ideia de um certo avanço por causa da Pandemia, que por outro lado atrasara os seus trabalhos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s