Efemérides de 8 de Setembro (2022)

70 d.C. O Exército romano, liderado pelo que seria o futuro Imperador Tito, saqueou há 1952 anos Jerusalém (ocupada em 66 pelos judeus), destruindo o Templo da cidade (o principal templo judeu), sendo um acontecimento decisivo na primeira revolta judia, seguido pela queda de Masada em 73 d.C.

1636 Foi fundada há 386 anos em Boston (EUA), uma das mais prestigiadas Universidades privadas do mundo, Harvard – adoptando como nome o apelido do seu primeiro financiador-benfeitor.

1936 Houve há 86 anos em Portugal uma Revolta dos Marinheiros, um levantamento da Organização Revolucionária da Armada, estrutura militar clandestina afecta ao PCP, contra a ditadura de Oliveira Salazar, que não teve sucesso.

1974 Nixon foi perdoado há 48 anos pelo seu sucessor não eleito, o Presidente Ford.

1982 A unificação dos três principais ramos da Igreja Luterana (cisma católico baseado em posições do frade alemão Martinho Lutero, 1483-1546, e consumado em 1521) deu-se há 40 anos.

2006 PS e PSD, então respectivamente liderados por António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa, assinaram há 16 anos um acordo para a reforma da Justiça, que tarda em ser concretizado, e no qual os actuais dirigentes dos 2 partidos já não se empenham (apesar das constantes chamadas de Marcelo).

2020 O campo de refugiados de Moria, o maior campo de migrantes da Europa, incendiou-se na ilha grega de Lesbos, deixando 13.000 pessoas que lá viviam em más condições sem abrigo.

2021 Os talibãs declararam, há 1 ano, o Emirato Islâmico do Afeganistão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s