Vinagrete 22.08.26 – Cardeal Clemente em causa

Será que o cardeal Clemente se vai mesmo demitir, por causa dos abusos? Parece que sim, embora com efeitos daqui a um ano. Estou em crer que o grupo de Padres que surgiu em sus defesa tem razão quando diz que o assunto seguramente não melhorará, com esta demissão.

            O problema é que os bispos sobretudo, e o clero católico em geral, dão grande importância á obediência e à Hierarquia. E não nos podemos esquecer que, com João Paulo II, e até ele, as orientações eram para resolver os problemas no interior da Igreja, sem recorrer às autoridades civis. E que certamente, constatando que isso não dava garantias de solucionar o problema, a situação mudou com o Papa Ratzinger, ou Bento XVI, e mais ainda com o Papa Francisco.

            D. Manuel Clemente era dos mais bem vistos por toda a Sociedade, civil, eclesial e política. Certamente nada melhorará sem ele. Mas dado o interesse inesperado, ou esperado, de outras organizações, nomeadamente da imprensa, ele pode ainda vir a ser muito maçado, para com isso se atingir a Igreja em geral. Resta saber se o assunto será assim tão grave, e se o Papa Francisco, nas mãos de quem está a demissão, a aceitará de facto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s