Efemérides de 22 de Julho (2022)

1894 Nasceu oficialmente o desporto automóvel, há 128 anos, com a realização da corrida Paris-Ruão, num percurso de 126 Km, e o apuramento de carros a vapor e a gasolina,  sendo o primeiro carro a transpor a meta um Dion-Bouton a vapor, conduzido pelos seus próprios construtores, o conde Albert de Dion e Georges Bouton.

1946 A Time publicou há 76 anos uma reportagem sobre a ditadura de Salazar e o Estado Novo, à qual deu o título “Até Que Ponto O Melhor de Portugal é Mau”, sendo a distribuição nacional da revista obviamente proibida.

1974 Foi criada há 48 anos a Confederação da Indústria Portuguesa.

1977 Foi aprovada há 45 anos a Lei de Bases da Reforma Agrária, conhecida também por Lei Barreto, na altura ministro da Agricultura.

1981 Mehmet Ali Agca (n.1958), o extremista turco que atentou contra a vida do Papa João Paulo II em Roma em 13 de Maio de 1981, foi condenado a prisão perpétua – que não chegou a ser cumprida como tal.

2004 Durão Barroso (n.1956) foi eleito há 18 anos presidente da Comissão Europeia, depois de uma má experiência de 2 anos como primeiro-ministro de Portugal e de o seu Partido(o PSD) ter perdido as eleições europeias.

2005 Jean Charles de Menezes foi morto há 17 anos pela Polícia Metropolitana de Londres, ao ser confundido com o terrorista responsável pelos atentados de 7 de julho de 2005 nessa cidade.

2010 Entrou em vigor há 12 anos (Governo de Sócrates) o novo regime especial para a contratação de médicos reformados que passou a definir as condições em que podiam ser contratados para trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

2015 A famosa livraria Lello do Porto, um dos principais centros turísticos da cidade, anunciou há 7 anos que passaria a cobrar bilhetes aos visitantes, dedutíveis na compra de livros.

2021 Registaram-se há 1 ano as piores inundações em Trindade, Costa Rica, gerando perdas milionárias na zona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s