Efemérides de 8 de Abril (2022)

1153 Afonso Henriques doou Alcobaça há 869 anos à Ordem de Cister.

1434 D. Duarte promulgou há 588 anos a Lei Mental (medida centralizadora, com o objetivo de defender e conservar o património Real).

1513 O explorador e conquistador espanhol Ponce de León (1460-1521) declarou há 509 anos a Flórida um território da Espanha (acreditando-se ter  sido o primeiro europeu a chegar lá).

1640 Saiu de Lisboa há 382 anos a esquadra que levou ao Brasil o primeiro vice-rei nomeado para aquela colônia, o Marquês de Montalvão.

1904 A Terceira República Francesa e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda assinaram há 118 anos a Entente cordiale.

1931 Ocorreu há 91 anos um levantamento popular nos Açores contra a ditadura salazarista, tendo alastrado à chamada Revolta da Madeira, sem sucesso.

2004 O Tribunal Constitucional extinguiu há 18 anos a Força de Unidade Popular (FUP), fundada por Otelo Saraiva de Carvalho.

2016 O Parlamento aprovou há 6 anos, com a maioria de esquerda (mais conhecida por geringonça), em votação final global, uma alteração legislativa que passou a impedir a venda de habitação permanente em processos de execução fiscal.

2017 Astrónomos detetaram há 5 anos uma atmosfera em redor da super-Terra GJ 1132b, achado que marcou a primeira detecção de uma atmosfera em redor de um exoplaneta parecido com a Terra e representou um passo importante no caminho para a detecção de vida para lá do nosso Sistema Solar.

2018 O ex-Presidente Lula da Silva, favorável em todas as sondagens para vencer as anteriores presidenciais brasileiras, entregou-se à Polícia Federal para cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão, num estranho processo em que participou o depois ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro.

2020 Em Wuhan, cidade originária da Pandemia Covid 19, na província de Hubei (China), levantaram-se há 2 anos as primeiras medidas de isolamento.

2021 Arqueólogos egípcios anunciaram há 1 ano a descoberta mais importante desde a tumba de Tutancâmon – uma ‘cidade dourada’ perdida, a antiga cidade de Aton, de 3.000 anos, perto de Luxor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s