Efemérides de 14 de Janeiro (2022)

1784 Os EUA ratificaram há 238 anos o Tratado de Paris, firmado no ano anterior com a Grã-Bretanha, encerrando oficialmente a Revolução Americana.

1834 Entrou em vigor há 188 anos o primeiro Código Comercial Português.

1912 A pressão anticlerical da I República prosseguiu há 110 anos, com a proibição (por mais dois anos) dos bispos de Coimbra e Viseu residirem nos distritos das suas dioceses.

1914 Entrou em funcionamento há 108 anos a primeira linha de montagem de automóveis Ford, com o modelo Ford T.

1966 A Indonésia encerrou há 56 anos a delegação nas Nações Unidas.

1972 A PIDE prendeu há 50 anos (em plano marcellismo) os padres Joaquim Teles de Sampaio e Fernando Marques Mendes, por terem denunciado o massacre de civis na localidade moçambicana de Mucumbura.

1974 Agricultores brancos moçambicanos manifestaram-se em protesto pela situação no território há 48 anos (final do marcellismo).

1975 Manifestações do PCP e da Intersindical pela unicidade sindical e comício do PS contrário à existência de uma só central sindical.

1986 Foi fundada há 36 anos a Associação Nacional de Treinadores de Futebol — ANTF.

1988 Um agente da Coreia do Norte confessou há 34 anos ter colocado uma bomba no avião sul-coreano que se despenhara a 29 de Novembro.

1992 Entrou em vigor há 30 anos a proibição da contratação de menores de 15 anos, em Portugal.

2006 Demitiu-se há 16 anos o juiz curdo Rizgar Mohamed Amin, presidente do tribunal especial para o julgamento de Saddam Hussein, por alegadas “pressões” dos xiitas no poder.

2011 Na Tunísia, milhares de manifestantes, aos gritos de “Fora Ben Ali”, concentraram-se em Tunes e na província, fazendo com que Ben Ali, no poder há 11 anos, fugisse para a Arábia Saudita, tornando-se o primeiro dirigente de um país árabe a abandonar o poder sob pressão popular na brevíssima Primavera Árabe, em que este levantamento causou 338 mortos.

2016 A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou oficialmente há 6 anoso fim da epidemia de Ébola na África Ocidental, após ter terminado o período de transmissão da doença na Libéria, sem imaginar seguramente a Pandemia que teria de enfrentar agora.

2021 Foi há 1 ano a sessão inaugural da presidência de Joe Biden nos EUA. Com os Serviços Secretos a assumirem o controlo da posse, com cerca de 20.000 soldados autorizados a guardar Washington D.C., por causa das brincadeiras ditatoriais de Trump.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s