Efemérides de 9 de Dezembro (2021)

1905 Em França, foi decretada há 116 anos a separação entre a Igreja e o Estado.

1946 Começou a ser julgado há 75 anos o processo contra os médicos, em Nuremberg (processos de crimes de guerra, da II, impostos pelos EUA).

1968 Primeira apresentação pública do ‘rato’ de computador, protagonizada por Douglas Engelbart, engenheiro do Stanford Reasearch Institute, durante a conferência Fall Joint Computer, realizada em São Francisco, há 53 anos.

1974 Começou há 47 anos o recenseamento eleitoral para a realização das primeiras eleições portuguesas em liberdade – para todos os cidadãos maiores de 18 anos, sem restrições de sexo, nível educacional ou estatuto social.

1980 O primeiro-ministro português interino, Diogo Freitas do Amaral (1941-2019), apresentou há 41 anos a demissão do I governo da AD (após a morte de Sá Carneiro) ao Presidente da República, Ramalho Eanes.

1987 Eclodiu há 34 anos a 1ª a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no sector árabe de Jerusalém.

1991 Início há 30 anos da Cimeira Europeia de Maastricht, na Holanda.

1994 Decorreu há 27 anos, na Irlanda do Norte, o primeiro encontro oficial entre o Governo britânico e o Sinn Fein, ramo político do IRA.

2019 Os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Vladimir Zelenski, respectivamente, concordaram num calendário para o processo de paz na Ucrânia, tão desactualizado.

2020 Há 1 ano, os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país a autorizar a vacina Sinopharm da China para COVID-19, dizendo que é 86% eficaz.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s