Vinagrete 21.11.23 – Endeusamento de Xi Jinping

O endeusamento que a imprensa tem feito de Xi Jinping, por o Partido Comunista Chinês o deixar perpetuar-se no Poder, à semelhança de Mao e Deng, tem duas leituras, uma delas bastante má, sobretudo no Ocidente.

            Por aqui há uma tão má experiência de  poderes prolongados e de má memória, que acabámos com grande parte das monarquias (e as que subsistem não devem exercer quase poder nenhum), começámos por limitar os mandatos do PRs, e já os vamos limitando mesmo a baixas instâncias.

            A nível internacional, também os poderes prolongados não deixam boas impressões (veja-se a Rússia de Putin e a Coreia do Norte da família Kim). Mas há outros casos.

            Entretanto, continuamos a saber muito pouco da tenista chinesa Peng Shuai. E também dos efeitos das suas denúncias. Alguém acredita no Comité Olímpico Internacional? Eu, nem por isso. Quando penso em grande corrupção, penso sempre em estruturas desportivas. E cada vez é mais claro que os mais corruptos não são os que ganham pouco, mas os favorecidos pela sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s