Efemérides de 18 de Novembro (2021)

1626 A Basílica de São Pedro, o maior e mais importante monumento do catolicismo, em Roma, no Vaticano, foi consagrada há 395 anos pelo Papa Urbano VIII, construída no mesmo sítio onde estivera a velha Basílica com o mesmo nome e a primeira Igreja Católica do Imperador Constantino de Roma.

1783 Foi criada há 238 anos a Lotaria Nacional, pela Misericórdia de Lisboa, concedendo 12% dos lucros aos Hospitais Reais dos Enfermos e dos Expostos.

1929 D. Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977) foi designado há 92 anos Cardeal Patriarca de Lisboa, funções que exerceu até 1971.

1936 A Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini (ambos os líderes que provocaram a II Guerra e sucumbiram no seu final, em 1945) reconheceram há 85 anos o Governo espanhol do ditador Francisco Franco (que tanto ajudaram a afirmar-se no Poder, perante a passividade geral).

1976 O Parlamento espanhol aprovou há 45 anos a transição para a democracia, após 37 de ditadura franquista.

1985 Foi publicada há 36 anos a primeira edição da banda desenhada/história em quadrinhos de Calvin and Hobbes, de Bill Wattrerson, que rapidamente se tornou um fenómeno global, vindo a ser durante muito tempo a BD da última página do português Público.

2004 A equipa de comissários de Durão Barroso (n.1956) foi eleita há 17 anos no Parlamento Europeu.

2005 Uma explosão atingiu há 16 anos a patrulha da missão portuguesa no Afeganistão e causou a morte de um militar.

2006 O então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, admitiu pela primeira vez, há 15 anos, que a invasão do Iraque por tropas inglesas e norte-americanas foi um desastre.

2010 A Irlanda aceitou há 11 anos “plano de contingência” para a Banca.

2016 Um grupo de cardeais conservadores que resolveu ignorar as posições de Cristo manifestou publicamente preocupação há 5 anos com os ensinamentos do papa Francisco, acusando o pontífice de heresia.

2017 Investigadores concluíram há 4 anos que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia.

2019 Os EUA deixaram há 2 anos de considerar ilegais os assentamentos israelitas na Cisjordânia.

2020 O parlamento da Tailândia concordou há 1 ano com as reformas, mas não com a da Monarquia, depois de protestos públicos massivos, que foram enfrentados com gás lacrimogéneo e canhões de água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s