Efemérides de 4 de Junho (2021)

1039 Henrique III (1017-56), Rei de Itália e filho do Imperador Conrado II, iniciador da questão das investiduras laicas com objectivos religiosos, tornou-se há 982 anos Sacro Imperador Romano-Germânico.

1896 Henry Ford concluiu e testou com sucesso há 125 anos o seu primeiro automóvel, o Quadriciclo de Ford, movido a gasolina.

1899 Foi detectado há 122 anos o surto de peste bubónica, no Porto, controlado pelo célebre médico Ricardo Jorge (1858-1939) com um cordão de segurança.

1930 Criada há 91 anos, pelo Estado Novo pré-salazarista, a Universidade Técnica de Lisboa, integrando o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Agronomia, a Escola Superior de Medicina Veterinária e o Instituto Superior de Comércio.

1982 Tropas israelitas, na política bíblica expansionista que tanto tem martirizado os árabes, e os próprios israelitas, invadiram há 39 anos o Líbano e entraram em Beirute.

1983 Mário Soares e Carlos Mota Pinto assinaram há 38 anos o acordo para o Governo do “Bloco Central”, depois apeado por Cavaco.

1989 Centenas ou milhares de pessoas morreram e milhares de outras foram presas ou exilaram-se há 32 anos, na repressão da democracia pelo Poder chamado comunista da China na Praça de Tiananmen, em Pequim.

1989 O Solidariedade, de Lech Walesa, venceu há 32 anos (época de esperanças democráticas entretanto ali frustradas), as eleições na Polónia.

1991 O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado há 30 anos na Assembleia da República.

2009 O Instituto de Seguros de Portugal aprovou há 12 anos novas regras para a gestão dos fundos de pensões, responsabilizando mais os gestores e criando novas obrigações na informação a dar ao supervisor e aos clientes.

2019 Hong Kong desafiou Pequim há 2 anos, ao recordar o 30º aniversario do massacre de Tiananmen.

2020 Inaugurado há um ano o Memorial a George Floyd, numa iniciativa liderada pelo Rev. negro  Al Sharpton, para assinalar a morte de Floyd sob custódia policial, em Minneapolis, na 10ª noite de protestos pela sua morte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s