Efemérides de 21 de Maio (2021)

1804 Abriu há 217 anos o cemitério Pére Lachaise, o maior de Paris e um dos mais célebres de todo o mundo, onde repousam inúmeras figuras da Cultura francesa de âmbito mundial.

1904 Foi fundada há 117 anos na Suíça a Federação Internacional de Futebol, pelos seguintes países: França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça (hoje constituem esta ONG 209 Estados, incluindo Portugal).

1965 A ditadura do Estado Novo extinguiu há 56 anos a Sociedade Portuguesa de Escritores, por ter atribuído o seu Grande Prémio ao nacionalista angolano Luandino Vieira (n.1935, V.N. de Ourém), então preso no Tarrafal.

1982 Deu-se há 39 anos o desembarque das tropas britânicas no território, no âmbito da Guerra das Malvinas/Falklands, com a tomada do porto de San Carlos às forças argentinas, registando-se 22 mortos, e garantindo a Thatcher uma longa carreira política.

1989 O Egito regressou há 32 anos à Liga Árabe, que abandonara após o acordo de paz com Israel.

1990 Vital Moreira, antigo juiz do Tribunal Constitucional, e um dos comunistas mais carismáticos de outros tempos, abandonou há 31 anos o PCP – sendo hoje um elemento destacado do PS.

1993 O líder da guerrilha timorense Xanana Gusmão (n.1946) foi há 28 anos condenado a prisão perpétua pela justiça indonésia (onde se encontrava então preso) – sendo hoje um dos pilares do Poder do novo Estado.

1998 Foi inaugurada oficialmente há 23 anos, embora só abrisse ao público no dia seguinte, por 132 dias seguidos, a EXPO-98, em Lisboa, dedicada aos Oceanos.

2004 A Rússia obteve há 7 anos o apoio da UE para aderir à Organização Mundial do Comércio.

2017 Pedro Sánchez (n.1972), actual primeiro ministro de Espanha, impôs-se há 4 anos nas primárias para a Secretaría Geral do PSOE.

2018 Início da Greve de camionistas que desabasteceu de alimentos, medicamentos e combustíveis o Brasil.

2019 Foram identificadas mais de 600 pessoas, 75% delas crianças, com SIDA, num mês, na província de Sindh, Paquistão, provavelmente devido ao uso de agulhas infectadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s