Efemérides de 25 de Março (2021)

1805 D. Frei Manuel do Cenáculo, fundador da Biblioteca Pública de Évora, registou no Diário há 216 anos a colocação do “primeiro livro nas estantes da livraria”.

1807 O Parlamento inglês aprovou há 214 anos a abolição do comércio de escravos e permitiu o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica, numa Lei promulgada pela Coroa e que entrou em vigor a 1 de Maio seguinte.

1815 Áustria, Reino Unido, Prússia e Rússia formaram há 206 anos a aliança contra Napoleão Bonaparte.

1823 O pintor português Domingos Sequeira fundou há 198 anos o Ateneu das Belas-Artes.

1876 Foi fundado há 135 anos o Partido Republicano português.

1928 O general Óscar Carmona foi eleito há 93 anos Presidente da República (único candidato, já que a oposição era então proibida).

1949 A PIDE prendeu há 72 anos, numa casa no Luso, Álvaro Cunhal, Sofia Ferreira e Militão Ribeiro.

1957 França, a Alemanha Federal, Itália, Bélgica, Holanda e o Luxemburgo assinaram há 64 anos o Tratado de Roma, documento fundador da Comunidade Económica Europeia.

1961 O então ministro da Defesa português, general Botelho Moniz, escreveu 60 anos a Oliveira Salazar (dias antes do golpe frustrado por si encabeçado) defendendo “imediatas reformas no plano interno”, que invertam a “situação de guerra” e a “degradação internacional do país”.

1965 Manifestantes da terceira marcha de Selma a Montgomery (Alabama), iniciada 16 de Março, chegaram há 56 anos ao Capitólio do Estado do Alabama.

1975 O Rei Faiçal, da Arábia Saudita, foi assassinado há 46 anos em Riade, sucedendo-lhe no trono Khaled.

1977 A Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses, SARL passou há 44 anos a CP, empresa pública.

2004 Numa Cimeira Europeia em Bruxelas, há 17 anos, aprovou-se o plano de combate ao terrorismo e criou-se o cargo de coordenador-geral da luta antiterrorista.

2006 A UE proibiu há 15 anos a entrada no espaço europeu do presidente eleito da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, após a detenção de centenas de manifestantes da oposição que exigiamm novas eleições por suspeita de fraude.

2008 O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu há 13 anos que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, iria a julgamento no âmbito do processo “Apito Dourado” relativo ao jogo Beira-Mar/Porto, da época 2003/2004.

2013 A UE levantou há 8 anos as sanções ao Zimbabué.

2014 A então presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, propôs há 7 anos, nas jornadas parlamentares do PSD, a criação de uma taxa a incidir nos levantamentos de dinheiro de contas onde os cidadãos recebam salários e pensões.

2016 Primeiro e histórico concerto em Cuba da banda de rock britânica The Rolling Stones, há 5 anos.

2018 Detido há 3 anos na Alemanha o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, mas logo ficou em liberdade pelas imunidades de que gozava.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s