Efemérides de 1 de Fevereiro de 2021

Maria da Escócia, Pinterest

1507 Isabel I de Inglaterra (1533-1603, a reinar desde 58), assinou há 514 anos a ordem de execução de Maria Stuart da Escócia (n.1542, logo elevada ao trono da Escócia).

1808 As forças de Napoleão, comandadas por Junot, retiraram há 213 anos a coroa portuguesa à Casa de Bragança, sem efeitos claros por o país enviar a Família Real para o Brasil.

1850 A proposta de Lei da Liberdade de Imprensa, conhecida por “Lei da Rolha”, foi apresentada há 171 anos na Câmara dos Pares do Reino, perante a contestação de figuras como Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Lopes de Mendonça.

1885 Assinatura há 136 anos do Tratado de Simulambuco entre a coroa portuguesa e representantes dos povos cabindas, que serviu a estes para se acolherem sob a proteção de Portugal e a Lisboa para defender na Conferência de Berlim, a decorrer, os seus direitos sobre Cabinda, território reclamado pela França, Reino Unido e Bélgica.

1890 Foi constituída há 131 anos a Liga Patriótica do Norte, do escritor Antero de Quental, “por amor à Liberdade”.

1896 Estreou-se há 125 anos a ópera La Boheme, do compositor toscano Giacomo Puccini (1858-1924), em Turim, no Teatro Regio.

1908 Teve lugar há 113 anos o Regicídio de D. Carlos (n.1863) e do príncipe herdeiro, Luís Filipe (1887).

1933 O então ministro português da Obras Públicas Duarte Pacheco (1900-43) encomendou há 88 anos o estudo para a construção de uma ponte sobre o Tejo, em Lisboa, entre o Beato e o Montijo.

1959 A Suíça rejeitou há 62 anos, em referendo, o direito de voto das mulheres.

Regresso do Ayatollah Khomeiny, DW

1979 O líder religioso chiita Ayatollah Khomeiny regressou ao Irão há 42 anos, depois de 14 de exílio e da saída do Xá – onde impôs uma ditadura clerical.

1991 O então Presidente branco da África do Sul, Frederik de Klerk (n.1936, e em funções entre 89-94), proclamou há 30 anos o fim das leis raciais no país.

2003 Entrou em vigor há 18 anos o Tratado de Nice da União Europeia, em, lugar do de Amesterdão (1999), adoptado em 2000 e aprovado em 2001, que seria substituído em 2009 pelo de Lisboa.

2006 Portugal e a norte-americana Microsoft assinaram há 15 anos (Governo de Sócrates) o memorando de entendimento, no âmbito do Plano Tecnológico.

2016 O Governo conservador do Reino Unido deu permissão há 5 anos aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos, como parte de uma investigação para determinar a razão pela qual ocorrem abortos.

2017 Um estudo britânico concluiu há 4 anos que pessoas que adiam o despertador de manhã são mais inteligentes, criativas e felizes.

2018 O Senado da Polónia quis apagar a memória e aprovou há 3 anos uma Lei sobre o Holocausto que prevê até 3 anos de prisão para quem utilizar a expressão “campos da morte polacos”, sob a justificação de que importava “defender a imagem do país”.

2020 A Liga Árabe rejeitou há 1 ano o plano de paz do ex-Presidente dos EUA Donald Trump, para Oriente Medio.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s