Efemérides de 14 de Janeiro de 2021

A Estátua da Liberdade, à entrada de Nova Yorke,foi oferecida pela França, Wikipédia

1784 Os EUA ratificraam há 237 anos o Tratado de Paris, firmado no ano anterior com a Grã-Bretanha, encerrando oficialmente a Revolução Americana.

1834 Entrou em vigor há 187 anos o primeiro Código Comercial Português.

1912 A pressão anticlerical da I República prosseguiu há 109 anos com a proibição (por mais dois anos) dos bispos de Coimbra e Viseu de residirem nos distritos das suas dioceses.

1914 Entrou em funcionamento há 107 anos a primeira linha de montagem de automóveis Ford, com o modelo Ford T.

1966 A Indonésia encerrou há 55 anos a delegação nas Nações Unidas.

1969 Incêndio a bordo do maior navio de guerra do mundo, o porta-aviões norte-americano Enterprise, causou há 52 anos a morte de 25 pessoas.

1972 A PIDE prendeu há 49 anos (em plano marcellismo) os padres Joaquim Teles de Sampaio e Fernando Marques Mendes, por terem denunciado o massacre de civis na localidade moçambicana de Mucumbura.

1974 Agricultores brancos moçambicanos manifestaram-se em protesto pela situação no território há 47 anos (final do marcellismo).

1975 Manifestações do PCP e da Intersindical pela unicidade sindical e comício do PS contrário à existência de uma só central sindical.

1986 Foi fundada há 35 anos a Associação Nacional de Treinadores de Futebol — ANTF.

1988 Um agente da Coreia do Norte confessou há 33 anos ter colocado uma bomba no avião sul-coreano que se despenhara a 29 de Novembro.

Trabalho infantil, JN

1992 Entrou em vigor há 29 anos a proibição da contratação de menores de 15 anos, em Portugal.

2005 Saiu há 16 anos o último número do jornal O Dia.

2006 Demitiu-se há 15 anos o juiz curdo Rizgar Mohamed Amin, presidente do tribunal especial para o julgamento de Saddam Hussein, por alegadas “pressões” dos xiitas no poder.

2009 O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou há 12 anos na Assembleia da República a criação do primeiro banco público de células de cordão umbilical, que em Portugal apenas tem sido explorado por duas empresas privadas.

2011 Na Tunísia, milhares de manifestantes, aos gritos de “Fora Ben Ali”, concentraram-se em Tunes e na província, fazendo com que Ben Ali, no poder há 23 anos, fugisse para a Arábia Saudita, tornando-se o primeiro dirigente de um país árabe a abandonar o poder sob pressão popular na brevíssima Primavera Árabe, em que este levantamento causou 338 mortos.

2016 A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou oficialmente há 5 anoso fim da epidemia de Ébola na África Ocidental, após ter terminado o período de transmissão da doença na Libéria.

2019 Morreu o presidente polaco da Câmara de Gdansk, Pawel Adamowicz, apunhalado na noite anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s