Efemérides de 27 de Novembro de 2020

Colombo a chegar a Cuba, Wikipédia

1492 O navegador italiano Cristóvão Colombo (1451-1506), antes ao serviço de Portugal e aqui fixado, agora servindo a Coroa espanhola, chegou a Cuba há 528 anos, na viagem para atingir a Índia pelo Ocidente, de que partira da Andaluzia, no princípio de Agosto anterior, avistando terra nas Caraíbas em Outubro.

1895 Foi lavrado há 125 anos, num notário de Paris, o testamento do químico e inventor sueco Alfredo Nobel (1833-96), que instituiu os Prémios com o seu nome.

1919 O pacifista Mahatma Gandhi lançou há 101 anos (1869-1948, assassinado por um belicista) a campanha nacionalista na Índia contra o colonialismo britânico, sendo considerado o fundador e idealizador do seu Estado moderno.

1975 Controlada a sublevação militar da antevéspera, Ramalho Eanes, chefe militar do Grupo dos Nove, foi nomeado há 53 anos chefe de Estado-Maior do Exército, enquanto os generais graduados Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho eram formalmente destituídos, respetivamente, de chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente (COPCON) – culminando o golpe do 25 de Novembro.5 Janeiro de 1804.

1992 Publicou-se, pela última vez há 28 anos e sob a direcção de José Silva Pinto, o semanário O Jornal, fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas (encabeçados por Joaquim Letria), surgindo no seu lugar a revista Visão.

XVII Congresso do PCP, pcp.pt

2004 No XVII Congresso do PCP, há 16 anos, o Comité Central foi eleito pela primeira vez por voto secreto.

2011 A Unesco anunciou há 9 anos que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.

2015 O primeiro dia do governo socialista de António Costa, há 5 anos, ficou marcado pelo adiamento de várias votações, que deixavam a nu as divergências entre os partidos da esquerda seus apoiantes (desde a sobretaxa do IRS, aos salários da Função Pública, passando pela concessões dos transportes).

2017 A Direção-geral da Saúde declarou há 3 anos o fim do surto de ‘legionella’ no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que provocou pelo menos 56 casos de infeção, cinco dos quais mortais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s