Efemérides de 2 de Outubro de 2020

Saladino no cerco a Jerusalém, Wikipédia

1187 A cidade de Jerusalém foi conquistada pelos muçulmanos comandados por Saladino, há 833 anos, pondo fim a 88 de ocupação cristã cujo reino ali instituído sofria as maiores divisões e disputas internas.

1789 Foi votada há 231 anos pela Assembleia Constituinte de França a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um dos documentos fundamentais da Revolução Francesa, inspirado na americana, e que viria a ser a base de toda a filosofia política ocidental.

1928 Foi fundada há 92 anos a Opus Dei por José Maria Escrivá, vindo a alargá-la às mulheres em Fevereiro de 1930, e a criar a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz (só com padres da Obra) em 1943.

1950 Os Peanuts, Banda desenhada do cartoonista americano Charles Schultz (1922-2000), surgiram pela primeira vez há 70 anos em sete jornais norte-americanos, tornando-se logo universalmente míticos, e durando até à morte do seu criador.

2002 Entregou-se ao FBI há 18 anos o ex-diretor financeiro da companhia energética norte-americana Enron, uma das maiores financiadoras da campanha de George W. Bush (n.1946, Presidente dos EUA entre 2001-09), suspeita de uma falência fraudulenta que teve efeitos nefastos em toda a economia internacional.

dnoticias.pt

2004 A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciou há 16 anos a comercialização de apostas no Euromilhões, jogo europeu de lotaria lançado em Fevereiro anterior em Paris por 7 Estados.

2007 ASAE encerrou há 13 anos as cozinhas dos Hospitais de Santa Maria e D. Estefânia devido à falta de condições higieno-sanitárias.

2016 A Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, concedeu o maior prémio da aviação civil ao inventor da caixa-preta dos aviões, David Ronald de May Warren, sendo a caixa-preta, ou caixa-negra, o nome popular de um sistema de registo de voz e dados existente nos aviões, e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos e Europa, que grava o som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio das aeronaves.

2018 O jornalista saudita Jamal Khashoggi foi assassinado há 2 anos n0 consulado saudita em Istambul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s