Efemérides de 21 de Agosto de 2020

Conquista de Ceuta por D. Henrique, Wikipédia

1415 Depois de várias vezes conquistada pelos reinos de Aragão e Castela, e de voltar à posse muçulmana, D. João I de Portugal, por intermédio do seu filho, duque de Viseu (D. Henrique), conquistou Ceuta há 605 anos, vindo a ficar sob domínio espanhol por dote de casamento.

1770 James Cook, comandante da Armada inglesa, no fim da sua viagem de ‘descoberta’ da Austrália, há 250 anos, reclamou o continente em nome do Império Britânico.

1810 O marechal de Napoleão vindo de soldado raso Jean Battiste Bernadotte, ex-ministro da Educação de França, foi eleito Rei da Suécia há 210 anos ( sob o nome de Karl Johan XIV), pela Dieta de Estocolmo, e implantou desde aí a sua dinastia ainda hoje vigente – chegando a ocupar também o trono da Noruega.

1826 Uma tentativa de pronunciamento absolutista, fomentada por D. Carlota Joaquina e seu filho D. Miguel, teve lugar há 194 anos.

1888 William S Burroughs, inventor norte-americano e avô do escritor com o mesmo nome, registou há 132 anos a patente da primeira calculadora mecânica, baseada numa máquina de somar inventada por Pascal – vindo a fundar a próspera Burroughs Corporation.

2006 A Lei da Paridade, estabelecendo que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as Autarquias Locais deverão ser compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos, saiu em Diário da República há 14 anos.

CM

2009 A derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, Algarve, com 5 vítimas mortais, que teve lugar há 11 anos, parece não ter ensinado nada aos frequentadores das praias portuguesas sobre o perigo de se abrigarem sob os rochedos ali presentes e mal seguros.

2013 O soldado dos EUA Bradley Manning (n.1987), transformado num transsexual com o nome de Chelsea, foi condenado há 7 anos a 35 de prisão por filtrar à WikiLeaks más de 700.000 documentos classificados, vindo a ser libertado em 2017 (depois de detido em 2010).

2018 O ex-chefe de campanha de Trump, Paul Manafort, foi declarado há 2 anos culpado de vários delitos de fraude, e o ex-advogado do Presidente dos EUA, Michael Cohen, declarou-se culpado de violar as normas de financiamento eleitoral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s