Efemérides de 17 de Abril

Colombo com Reis Católicos, Expresso

1492 Cristóvão Colombo assinou há 528 anos o contrato com os Reis Católicos de Espanha para a constituição de uma armada que chegasse à Índia, por mar, seguindo para Ocidente (e devido a este seu engano ‘descobriu’ a América)

1521 Martinho Lutero (1483-1546), monge agostinho fundador do protestantismo, foi excomungado há 497 anos da Igreja Católica por Leão X (1475-1521, entronizado em 1513) pelas críticas feitas ao Papa, aceites entretanto genericamente pelo Vaticano.

1964 Lançamento do histórico e mítico modelo automóvel Mustang, da Ford, o 1º ‘muscle car’ do mundo.

1969 Começou há 49 anos uma crise académica em Coimbra, em que estiveram envolvidos os entretanto dirigentes socialista Alberto Martins (n.1945) e o dissidente comunista Barros de Moura (1944-2003).

1984 O Parlamento português aprovou há 34 anos a criação dos S

erviços de Informação de Segurança (SIS) e dos Serviços de Informação Estratégica de Defesa (SIED).

1986 Terminou apenas há 32 anos a Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos entre os Países Baixos (iniciada antes de estes se unirem na Holanda) e as Ilhas Scilly (pertencentes a Inglaterra e na Costa da Cornualha), durante todo esse tempo sem um único tiro disparado, devendo-se a actos de pirataria.

Massacre em Timor Leste, RTP

1999 Milícias pro-integracionistas espalharam o terror em Timor-Leste, massacrando dezenas de civis em Díli, antes da independência concretizada em 2002.

2019 Suicidou-se há um ano o ex-Presidente peruano Alan García, quando ia a ser detido pelo caso Odebrecht (investigação iniciada nos EUA numa construtora brasileira, por corrupção).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s