Vinagrete 20.01.28 – A princesa de África

Quando Isabel dos Santos trazia cuanzas ou dólares saídos do petróleo angolano, ninguém a discutia. E no entanto, não haveria em Portugal quem acreditasse que os seus dólares caiam do céu.

A princesa de África, Visão

Havia simplesmente quem achasse mais positivo ser ladrão do povo do que carrasco como o antecessor de José Eduardo dos Santos, Agostinho Neto, que mandava matar a torto e a direito. E que era bom ele começar a construir com os seus uma nova burguesia angolana.

Claro que agora as coisas parecem diferentes. E para começar a lutar contra a corrupção, é preciso ir logo à família de Santos.

Agora quem julgo mais hipócrita, no que tenho visto sobre o assunto, é a PwC que parece ter descoberto de repente que o dinheiro caia do céu para a Isabel dos Santos – apesar de muitas incapacidades como empresária. Claro que vai ter de afastar gente que estava a trabalhar em Portugal e Angola, para parecer mais sincera. Mas a princesa de África, de um país rico em recursos mas que mantinha o povo na miséria, não apareceu do nada – como todos sabíamos, inclusivamente os sucessivos governos nacionais (é bom ouvir, embora pena seja ser só agora, o ex-ministro Pires de Lima, do CDS, queixar-se de terem dado demasiada importância aos dinheiros de Angola; já se sabe ter sido o PSD a dá-la) que tão bem a acolheram, mais todos os portugueses que com ela enriqueceram. Marcelo Rebelo de Sousa, um dos que o regime angolano julgava ter comprado com as aulas na Universidade de Luanda (e às vezes até se queixava dele como comentador, por não o achar devidamente agradecido), pôs as coisas perfeitamente: Portugal está muito interessado em todo o dinheiro estrangeiro, desde que com ele não se verifiquem ilegalidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s