Vinagrete 19.12.09 – Lutar contra a corrupção

Em boa hora a ONU fez do dia de hoje o da Luta Contra a Corrupção. E em boa hora o Governo português mexe uma pedra no assunto.

Sócrates com Salgado, CM

Segundo as notícias gerais, o Conselho de Ministros nomeou uma comissão de especialistas (académicos, magistrados e polícias), coordenada pela ministra da Justiça, para produzir alguma coisa no prazo de 3 meses relacionada com isto.

Os principais jornais nacionais (falo do DN, Público e Expresso) destacam neste caso a delacção ou denúncia premiada, com a possibilidade de renegociar penas a meio dos julgamentos, como uma das principais intenções do Governo neste aspecto.

Devo dizer que nunca fui um entusiasta das delações premiadas. Por um lado, a minha geração ainda está muito marcada pala ‘bufice’ nas Polícias. E há ainda vezes em que, não havendo delacções denunciadas legais, se oferece dinheiro, como no caso da Casa Pia, para haver denúncias (e claro que as houve, mesmo sendo mais natural que não sejam verdadeiras). Por outro lado, dão-se casos, como o brasileiro, em que a Justiça se intromete abusadoramente e descaradamente na política. Como a corrupção está quase sempre ligada com a política, os meus receios parecem fundados.

No fundo, só espero que os delatores ou os denunciantes da corrupção, quando metidos nela, não possam acusar à doida, com e sem razão, só para se safarem a si próprios, ou impedirem uma candidatura política, chegando-se eles à frente.

Claro que agora os olhos estão todos postos em Sócrates e Salgado, esperando a população para ver de que é capaz a Justiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s