efemérides de 18 de Outubro

Auto de Fé de António José da Silva, ncultura.pt

1739 O escritor António José da Silva (n.1705), autor de “Guerras do Alecrim e Manjerona”, promotor das primeiras óperas em português no Teatro do Bairro Alto, foi executado há 280 anos, num auto de fé, em Lisboa, por ordem da Inquisição, acusado de judaísmo.

1867 O Império Russo oficializou há 152 anos a venda do Alasca aos EUA, cujas negociações se iniciaram em Março anterior.

1910 Com a implantação da República, os títulos nobiliárquicos foram abolidos há 109 anos em Portugal – embora devido às políticas do actual pretendente da Coroa, e de forma muito pouco monárquica, nunca tivessem existido tantos a vigorar no País como agora.

1912 Os reinos da Bulgária, Grécia e Sérvia formaram há 107 anos uma aliança contra a Turquia, na Primeira Guerra Balcânica.

Paquete Luanda, ebay.com

1936 Partiu de Lisboa há 83 anos o paquete Luanda, com os primeiros 152 prisioneiros políticos condenados para o campo de concentração do Tarrafal, atingindo a Ilha de Santiago, onde se situava o Campo, a 29 de Outubro.

1959 Foi para o ar há 60 anos a 1.ª Edição do Telejornal da RTP, apresentado pelo jornalista do Diário de Notícias Mário Pires.

1997 Foi inaugurado há 22 anos o Museu Guggenheim, em Bilbau, Espanha, segundo projecto de Frank Ghery (n.1929), e como um dos 5 museus da Fundação Guggenheim espalhados pelo mundo.

2017 O contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star foi assinado em Lisboa, há 2 anos, concretizando assim a alienação do banco a polémicos privados três anos depois da resolução do BES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s