Vinagrete 19.0725 – Incêndios de Verão

Os autarcas de Vila do Rei e Mação mostram-se enfastiados por os incêndios se sucederem ali todos os anos, e criticam asperamente os poderes nacionais, mesmo quando deviam estar mais empenhados no combate aos fogos, que parece não os incomodar demasiado.

Incêndio Mação, Impala

No entanto, o combate aos incêndios parece ter sido eficaz desta vez. Apesar de hospitalizações , sobretudo de gente desesperada que tentava salvar alguma coisa. Desta vez, não se sabe de vítimas provocadas por más indicações das autoridades. E o SIRESP tem funcionado. E viram-se pelas zonas ardidas menos políticos a aproveitarem-se da situação para fazerem campanhas eleitoralistas, a começar pelo PR.

Desta vez, os jornais dizem que as polícias encontraram material para propagar os fogos por maldade.

Independentemente disso, que já é bastante mau, pergunto-me se não haverá razões locais (além dessa, outras) para tanto incêndio, pelo que tenhamos de criticar mais os autarcas (afinal, os principais responsáveis pelas protecções civis locais) do que eles outras pessoas, como se assobiassem para o lado. A verdade é que,à semelhança de praticamente todos os restantes países, não passamos ano nenhum sem época de incêndios, com o calor. E há alturas em que as críticas não se devem sobrepor aos esforços dos combates, mesmo que tenha havido alguma aprovação mais tardia por parte do MAI. Mesmo nos países como os EUA, que preferem deixar o fogo arder à vontade, limitando-se a defender as populações por onde passa.

De resto sim, é verdade: depois de Roménia, França, Espanha e Reino Unido, Portugal é o quinto país com mais área ardida este ano. É preciso encontrar soluções mais duradouras para todos estes lugares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s