Vinagrete 19 .05.02 – Guaidó deve contratar Otelo

Nunca tinha visto uma revolução assim. Quando Guaidó, na 3ª-feira, anunciou que estava em marcha uma revolução vitoriosa na Venezuela, com o apoio de militares intermédios, ainda acreditei que fosse verdade.

Otelo no 25 de Abril, memoriasdarevolucao.pt

Mas logo a seguir as notícias indicavam que as principais estações de TV e de Rádio estavam a dar comunicações oficiais do lado de Maduro. E aí percebi que os militares de Guaidó não tinham preparado seriamente nenhuma revolução. Já bastava terem necessidade de cortar com as chefias mais velhas (como aqui no 25 de Abril), porque lá estão compradas por Maduro, e a ganharem muito para além do ordenado.

Parece que os militares queriam preparar melhor o golpe, mas Guaidó não lhes deu tempo – provavelmente para se antecipar aos maduristas do 1º de Maio. E Otelo, no mínimo, teria em conta as necessidades básicas de uma revolução, quanto a tomadas de posições e prisões imprescindíveis. Agora consta que a americana Balckwater está a preparar uns milhares de mercenários. Claro que vai ser outro problema, pelo ódio que os ‘gringos’ provocam em quase toda a América Latina.

Ainda por cima a Rússia tem ali muitos interesses, e ajudou-os muito. Enfim, situação delicada. Tanto mais que se percebeu não tencionar Maduro sair nunca pelas boas, por muito mal que esteja o seu povo – mas não ele nem os seus generais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s