Vinagrete 19.04.18 – Gaba-te cesto

Todos sabemos que qualquer bêbado gosta de garantir que não está bêbado, sempre que o está.

E isso acontece com inúmeras outras pessoas.

vox.com

Um dos tiques, neste aspecto, mais típicos e usuais é o autoelogio de quem não se sente suficientemente elogiado. Neste caso, um dos casos mais conhecidos é o de Donald Trump, o Presidente dos EUA que vive da importância do seu país, mesmo tendo-lha tirado bastante. Lá estava ele há dias, provavelmente a propósito dos 70 anos da NATO, a garantir que a organização nunca foi tão forte e eficaz como com ele. Claro que não é verdade. Todos esperamos é que a NATO sobreviva a Trump. E como disse o nosso MNE, uma das coisas que irá afectar seriamente a NATO é, não tanto Trump (como todos gostaríamos), mas o Brexit (apesar da desorientação dos ingleses, cuja grandeza do país o fará sobreviver a tal) e da ausência total de ideias dos principais defensores desse mesmo Brexit.

Quanto à NATO, como disse o nosso CEMGFA numa entrevista, se não existisse antes, tinha de ser criada agora. De facto, nunca Moscovo me pareceu tão atrevida militarmente. E não esqueçamos que Trump, numa das suas pérolas de linguagem, já a considerou ‘obsoleta’ (talvez por ter ajudado tanto os EUA no ataque das Torres Gémeas).

Dizem que ninguém conseguiu tanto financiamento para uma próxima reeleição (ou eleição) a tanta distância, como Trump. O que definitivamente não abona nada a favor de muitos dos que têm dinheiro nos EUA.

Para já, Trump está em competição com Putin para ver quem reúne mais em cimeiras com Kim, e lhe dá a necessária credibilidade. E até nisso Putin vai ganhar inevitavelmente, a não ser que Trump faça uma das suas loucuras maiores. Não há dúvida de que Putin ganha em ter Trump na Casa Branca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s