Vinagrete 19.04.17 – Pode-se fazer frente às fake news (notícias falsas)

Imposto, raportersombra.com

Vi por í em jornais que há cerca de 2 milhões de portugueses assumidamente subscritores de sites de fake news, ou (notícias falsas). E parece que a Direita é mais dada a este tipo de coisa do que a Esquerda, a nível mundial.

Por exemplo: ainda recentemente, um amigo me mandou uma fotografia do jantar ou almoço que Sócrates deu quando saiu da prisão de Évora. Só havia uma mulher à mesa. Como a Direita não goastou da substituição da Procuradora Marques Vidal, surgiu a notícia de que a nova Procuradora era a única mulher que lá estava. Para dar ideia de que era completamente socialista. Eu até acreditei, por que me mandava ele. No entanto, o próprio se apressou a mandar um e-mail, a desmentir o anterior, assegurando que a mulher não era nada a nova Procuradora. Fiz uma simples ampliação, facílima, e reparei wue não era ela, nem sequer parecida.

Agora estão de moda as conferências contra as ‘fake news’. Não sei se valem a pena. Porque se há só em Portugal 2 milhões de subscritores assumidos de sites de fake news, é porque querem sê-lo e acham graça.

Isto faz-me sempre lembrar uma discussão antiga entre 2 homens semelhantes, um que queria ser bem informado quanto ao que se passava , e outro que só queria ler aquilo com que estava de acordo. Estas últimos são os das fake news, e não há nada a fazer quanto a isso. Menos ainda conferências. São como os que para dizerem que os impostos aumentarem , falam na quantidade gerada pela Economia de impostos, e não no que paga cada um, sobretudo os de poucos rendimentos.

Deixe um comentário