Vinagrete 19.04.05 – As Ditamoles

A Trumpice começa a ser muito estranha logo no cabelo, Wikipédia

As Ditaduras agora, para chagarem ao Poder com os pezinhos suaves da democracia, já não são (por enquanto) tão violentas como antigamente.

Claro que estamos a assistir a maior violência em países como o Brasil., a Hungria, a Turquia ou a Venezuela. Mas nada como nos tempos da violência fascista ou mesmo com os regimes que os EUA estavam dispostos a apoiar noutros tempos (embora agora não ponha as mãos no fogo por Trump), sem dó nem piedade – bem copiadas pelos regimes ibéricos ou latino-americanos (como o de Pinochet ou o brasileiro). De resto, vai havendo ainda eleições, e as oposições até conseguem algumas vitórias. Um regime tão odiado como o venezuelano, por exemplo, teve a glorificá-lo gente como José Sócrates (que poderá ser um vígaro, mas não deixa de ser um democrata) e Paulo Portas (igualmente, embora mais culto talvez, e com licenciatura mais séria).

Claro que África ´s um Continente à parte, mais próximo das origens do mundo ainda não civilizado. Ainda asssi, Angola parece evoluir no bom sentido. Moçambique é o que é. Do apharteid nem se fala já. E claro que ainda há regimes como os das guinés (bissau e Equatorial), mas também há outros como o de Cabo Varde.

A Ásia também tem isto e aquilo, e sobretudo exporta um terrorismo primário, mas usando armas e métodos mais modernos – o que não parece melhor.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s