Efemérides de 26 de Março

Sismo de 1531 em Lisboa, Sábado

1531 Um sismo destruiu há 588 anos parte da cidade de Lisboa, em particular a colina de Santa Catarina.

1707 Foi ratificado há 312 anos o Tratado de União, que criou o Reino da Grã-Bretanha, com a finalidade essencial de reforçar o protestantismo e acabar com o catolicismo das terras altas da Escócia.

1887 Foi assinado há 132 anos o Protocolo de Lisboa, que estabeleceu os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China e sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.

1915 Em pleno período de guerra, a femininista alemã Carla Zeiden, organizou ousadamente, em Berna, capital da neutral Suiça, um congresso internacional de mulheres contra a guerra que alastrava pelo continente europeu.

1927 Foi criada há 92 anos, nos alvores do Estado Novo, a Polícia de Informações do Porto, que com a congénere de Lisboa, daria origem à PVDE/PIDE.

1938 Iniciou-se há 81 anos, sob inspiração alemã, a construção do Estádio Nacional, na margem direita do Rio Jamor, nos arredores de Lisboa, que se deve em grande parte a Duarte Pacheco (1900-43), à época ministro das Obras Públicas, e aos arquitetos Cristino da Silva, Carlos Ramos, Jorge Segurado, Francisco Caldeira Cabral e Miguel Jacobetty, vindo a ocupar uma área de 204 hectares.

1976 Foram definidos há 43 anos, na sequência das nacionalizações de 75, os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal, Petróleos de Portugal, e Cimpor, Cimentos de Portugal.

Barragem de Cahora Bassa, Dinheiro Vivo

1977 Entrou em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique (no Rio Zambeze), construída ainda pela colonização portuguesa desde 1969 (sob o nome de Cabora Bassa).

1990 Foi criada há 28 anos (ministro da Educação Roberto Carneiro, Governo de Cavaco) uma Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

1991 Foi assinado há 28 anos o Tratado de Assunção, que cria o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), mais tarde, em 1994, complementado pelo Protocolo de Ouro Preto.

1995 Entrou em vigor há 24 anos o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas em alguns países da União Europeia e outros signatários.

2008 Uma alteração à Lei dos Partidos, aprovada por unanimidade no Parlamento há 11 anos, acabou com a obrigação, de os partidos terem de fazer prova de cinco mil militantes.

2015 O Conselho de Ministros (governo de Pedro Passos Coelho) aprovou há 4 anos os processos de privatização da CP Carga e da EMEF- Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

2017 A Deco acusou há 2 anos a Banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço.

2018 O Museu Guggenheim de Nova Iorque rejeitou o pedido de Trump para que lhe fosse emprestado um quadro de Van Gogh e, em alternativa, sugeriu uma retrete oiro de 18 quilates.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s