Vinagrete 18.11.26 – Santos da casa…

Na impactante entrevista ao Expresso, o novo Presidente de Angola, João Lourenço, que veio em visita oficial a Lisboa certamente para agradecer entre outras coisas o facto de o MP português ter deixado os homólogos angolanos investigarem gente do Poder de Angola, desafiou em entrevista ao Expresso da semana passada o antecessor, José Eduardo dos Santos a denunciar a corrupção no seu país, e o nome dos corruptos. Até falou em ninho de vespas, e usou mesmo uma expressão angolana para o designar (‘maribondo’).

pt.rfi.fr

Aparentemente, Lourenço pretendia que Santos se autoinculpasse, vindo a afirmar: os maiores sou eu, a minha família, e os principais amigos.

E afinal o mundo não ficou na altura radiante por Santos ser corrupto, em vez de violento e honestíssimo – impoluto mesmo – como o seu antecessor, Agostinho Neto, que matava opositores como quem muda de camisa. Bastava-lhe talvez não ter exagerado tanto com os filhos.

Não por acaso, Santos respondeu a Lourenço numa conferência de imprensa sem direito e perguntas dos jornalistas, em que não esclareceu portanto nada, limitando-se a desmentir o actual Presidente – mostrando que ambos têm força suficiente nos poderes angolanos para se enfrentarem, mas nenhum consegue eliminar o outro. Apesar de tudo, até agora, e utilizando os poderes do Estado, Lourenço tem feito mais estragos à volta de Santos (com os filhos). Por isso a filha de Santos, Isabel (que está por comprovar que conseguiria ser empresária sem o apoio determinante do pai, ou nõ tivesse de passar a vida só a vender ovos), também não se coibiu de atacar Lourenço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s