Vinagrete 18.11.23 – Black Friday

O DN trouxe uma história das origens da Black Friday, aparecida nos EUA, nos anos 60, quando havia ainda uma enorme ingenuidade comercial. Parece que marcava o início das compras de Natal (naquele país tão protestante, depois do Dia de Acção de Graças). Hoje vemos os centros comerciais a apelarem descaradamente ao Natal, com árvores e música mesmo para os não religiosos, logo desde Outubro, talvez até nalguns casos desde Setembro.

A ideia expandiu-se por todo o mundo sobretudo nos últimos 5 anos, quando a religião passou de moda e a vida comercial perdeu a ingenuidade. Mas parece que os comércios se vão dando cada vez mais à aldrabice, começando por aumentar preços uns tempos antes, para depois fazerem enormes descontos (que na realidade nem o serão) na tal Black Friday, que calha hoje mesmo.

E chama-se ‘black’, porque os comércios aproveitam para sair das contas encarnadas ou negativas, e entrarem nas pretas ou positivas, à custa da ingenuidade consumidora de quem compra o que precisa e não precisa, convencido de que poupa imenso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s