Vinagrete 18.09.24 – O problema de João Ribas

Querem saber a minha opinião sobra o caso da exposição de Mapplethorpe na Serralves? Pois não a tenho. Ao contrário da maioria dos escribas, não a tenho.

Exposição de Mapplethorpe, RTP

Vi que muitos se puseram ao lado do director demitido e curador da exposição, João Ribas, contra a administração. E vi que outros se puseram pelo lado da administração de Serralves contra Ribas. Ribas marcou uns pontos com as atitudes de outros curadores e pessoas da cultura, do seu lado. A administração marcou talvez mais pontos com a Fundação Mapplethorpe contra Ribas.

E nisto tudo onde está a verdade? Será que o censor é Ribas e a administração, impedida de ter opinião, a vítima? Será que a administração não tem direito de pôr os limites que a própria Fundação do artista reconhece como válidos?

Talvez o erro tenha sido a administração ter escolhido Ribas para um cargo que ultrapassa as suas capacidades. Talvez a administração venha dizer que só percebeu isso tarde demais.

Mas o apelido da presidente, demasiado parecido com o do ex-ministro da Economia de Sócrates, seja um dos males. Embora ela, cujos méritos não conheço, venha ao que me dizem de outro Pinho.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s