Querem saber a minha opinião sobra o caso da exposição de Mapplethorpe na Serralves? Pois não a tenho. Ao contrário da maioria dos escribas, não a tenho.

Exposição de Mapplethorpe, RTP
Vi que muitos se puseram ao lado do director demitido e curador da exposição, João Ribas, contra a administração. E vi que outros se puseram pelo lado da administração de Serralves contra Ribas. Ribas marcou uns pontos com as atitudes de outros curadores e pessoas da cultura, do seu lado. A administração marcou talvez mais pontos com a Fundação Mapplethorpe contra Ribas.
E nisto tudo onde está a verdade? Será que o censor é Ribas e a administração, impedida de ter opinião, a vítima? Será que a administração não tem direito de pôr os limites que a própria Fundação do artista reconhece como válidos?
Talvez o erro tenha sido a administração ter escolhido Ribas para um cargo que ultrapassa as suas capacidades. Talvez a administração venha dizer que só percebeu isso tarde demais.
Mas o apelido da presidente, demasiado parecido com o do ex-ministro da Economia de Sócrates, seja um dos males. Embora ela, cujos méritos não conheço, venha ao que me dizem de outro Pinho.