Efemérides de 11 de Junho

Gregos usaram Cavalo de Troia para entrarem na cidade, cursooc.blogspot.com

1184 a.C. A cidade de Troia foi assaltada na Guerra de Troia, saqueada e queimada (segundo a datação calculada por Eratóstenes), há 3198 anps.

1891 Abriu há 127 anos a linha urbana dos caminhos de ferro de Lisboa, com a ligação Rossio-Campolide.

1892 Foi assinado há 126 anos o contrato para a colocação de cabos submarinos entre Portugal Continental e os Açores, com a Europe and Azores Telegraph Company.

1899 Foi criada há 119 anos a Assistência Nacional aos Tuberculosos e a Liga Nacional contra a Tuberculose.

1935 O engenheiro-inventor americano Edwin Armstrong (1890-1954) fez há 83 anos a primeira demonstração de uma transmissão de rádio em FM.

1955 Um acidente na corrida de automóveis de Le Mans, há 63 anos, causou a morte a 77 pessoas.

1959 A ditadura pôs fim á eleição directa do Presidente da República, com a revisão da Constituição de 1933, um ano após a candidatura de Humberto Delgado.

1973 O chanceler alemão federal alemão Willy Brandt (1913-92), social-democrata, terminou há 45 anos a primeira visita a Israel, apelando à amizade entre judeus e alemães.

1998 As Nações Unidas lançaram há 20 anos o primeiro apelo contra a fome no Sudão, que afeta mais de um milhão de pessoas.

Líbia anti-Khadaffi, worldpress-com

2007 A diplomacia europeia iniciou há 11 anos negociações com a Líbia num último esforço para tentar libertar cinco enfermeiras búlgaras e um médico palestiniano condenados à morte por inoculação do vírus da Sida em crianças líbias.

2013 A Comissão Europeia aprovou há 5 anos a aquisição da ANA – Aeroportos de Portugal pela empresa francesa Vinci, depois de concluir que a operação de privatização, prevista no programa de assistência financeira, não viola regras comunitárias de concorrência.

2014 O Congresso de Deputados espanhol aprova com ampla maioria a norma, de um só artigo, que formaliza a abdicação do Rei Juan Carlos (n.1938), durante uma sessão histórica da câmara baixa das Cortes Gerais espanholas.

2015 O governo de Passos Coelho (num estertor final) decidiu vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

2017 O ex-ministro da Economia de Guterres, Daniel Bessa, considerou haver um sistema de incentivos e de administração que conduz a que não haja “razão nenhuma para não ser corrupto em Portugal”.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s