Vinagrete 18.04.30 – A asfixia da troika

A desgraça troika, vaievem.wordpress.com

De uma entrevista que um jornalista britânico, James Mason, alta figura trabalhista, dá hoje ao Público, acho que vale a pena reter isto: governos mais à esquerda (como o de Portugal) ou de direita (como o irlandês) que recusaram as receitas da troika, saíram da asfixia económica e conseguiram recuperar os seus países. Enquanto um assumidamente de esquerda, como o grego, teve de aceitar toda a força da troika, e está com mais dificuldades económicas.

Podíamos ainda falar do Governo espanhol do PP, que embora tivesse mergulhado o país em caos por causa da Catalunha e da sua ideologia cega anti-nacionalista, tem tido melhores resultados económicos, sem nunca ter cedido completamente à troika.

Enfim: talvez com boas intenções, e sobretudo com preconceitos aqui ainda muito seguidos por boa gente, a política da troika tem sido um desastre completo relativamente aos seus próprios objectivos. Faz lembrar os EUA após a crise de 1929. Cheios de teorias bem intencionadas, atiraram com o país para baixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s