Vinagrete 18.01.31 – O Bloco Central e as alternativas

Sempre me horrorizou o Bloco Central, por receio de que acabem as alternativas políticas dentro do regime que prefiro e defendo (como teria dito Churchill, ‘o pior de todos, fora todos os outros conhecidos’). Claro que para isso convinha que PSD e PS tivessem políticas mais distintas (e não apenas como o breve e incompetente Passos).

Coligação perigosa, Jornal i

Claro que simpatizo com o PSD social-democrata, como ele tinha surgido de início. E nem concordo com as teorias que dizem que estar à direita do PS é o mesmo que ser da esquerda do PSD. Infeliz ou felizmente, mesmo no centro de cada partido há gente mais à direita ou à esquerda do no outro. O PS teria de voltar a ser socialista (embora democrático, o que não seria impossível; defendendo nacionalizações e outras coisas que tais, e não se horrorizar com serviços públicos, deixar enfim de gastar dinheiro e pagá-los e entrega-los a privados). E o PSD um partido social-democrata mais ao centro ou centro-direita.

Repare-se como, pelo menos cá, é errada essa ideia de que a direita costuma poupar no Governo, o que a esquerda gasta. Recorde-se que a primeira intervenção do FMI foi pedida por Mário Soares, depois de a AD ter passado pelo Executivo. E veja-se o que se tem passado nos EUA, com os últimos presidentes democratas a deixarem as contas públicas óptimas (Clinton e Obama), para os republicanos depois as desfazerem (Bush e Trump).

Estou na realidade muito preocupado com a solução do Governo na Alemanha, embora compreenda os pró-europeus que se entusiasmam com ela. E depois, quem há ainda não comprometido com o Executivo, para lhe ganhar lá eleições? E estamos a falar de um País, a Alemanha, em que os democratas-cristãos não têm nada a ver com a direita populista de agora, e fazem provavelmente mais políticas sociais do que quaisquer sociais-democratas ou socialistas europeus deste momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s