Vinagrete 18.01.25 – O horror do PP espanhol à democracia

Ouvi há dias na TV uma senhora do PP espanhol dizer que nunca aceitarão um Governo de Puigdemont na Catalunha. Ou seja, nunca aceitarão o veredicto popular e eleitoral.

Rajoy e Puidgemont, um diálogo impossível?, Jornal de Negócios

Não me admira muito. Vivi muitos anos em Espanha, e sempre achei que o PP ainda tem um certo odor franquista – por muito que o queira esconder. E sempre me pareceu que esse partido se dava melhor com o terrorismo independentista (como o da ETA, no PaÍs Basco), do que com os diversos nacionalismos democráticos (cuja lógica lhe escapava como enfrentar, o que se está a comprovar agora, se repararmos que foi a falta de jeito de Rajoy –ao pôr fim à autonomia e começar por negar uma revisão do financiamento autonómico que agora já quer tardiamente – que colocou os sempre moderados nacionalistas catalães ao lado dos independentistas mais radicais, como os da ERC).

E eu não esqueço que os espanhóis, na sua maioria, devem muito ao PP – a começar por este partido nunca ter desistido de importantes políticas sociais para satisfazer interesses estrangeiros, quer sejam da Alemanha, quer outros, como parece ter feito Passos por cá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s