Efemérides de 2 de Janeiro

Capitulação de Granada em, 1492, Wikipédia

1492 Os Reis Católicos de Castela e Aragão conquistaram há 526 anos Granada, último reino islâmico da Península Ibérica, terminando a reconquista de 7 séculos e iniciando a Espanha centralizada na velha Castela.

1735 Foi regularizada há 283 anos a loja inglesa nº 1 de Portugal, que ficou com o número de Londres (onde a maçonaria se espalhara nesse Século XVIII), cuja obediência seguia, passando depois a 120.

1790 Foi Criada há 228 anos, no tempo de D. Maria I (1734-1816, a reinar desde 1777), a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho de Lisboa, que esteve na génese da Academia Militar (1959).

1906 Foi atribuída há 112 anos a patente ao primeiro “sistema de tratamento de ar”, na origem do ar condicionado, do engenheiro norte-americano, Stuart W. Cramert (1868-1940) – embora o arrefecimento do ar por condutas de água fria através das paredes já se fizesse na Roma antiga.

1912 O político republicano Magalhães Lima (1850-1928), jornalista fundador do Século e membro da Geração de 70, então Grão-Mestre da Maçonaria de rito francês (1906-28), promulgou há 106 anos a nova Constituição Maçónica Portuguesa.

1953 Inauguração há 65 anos da Base Aérea do Montijo, então denominada Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral, cuja construção começou a ser idealizada pelo governo salazarista durante a II Guerra Mundial.

1979 Foi publicada há 39 anos a Lei das Finanças Locais, por iniciativa do IV Governo Constitucional (presidido por Mota Pinto e de iniciativa presidencial de Eanes), que veio regulamentar o financiamento das autarquias.

2003 O Governo português de Durão Barroso confirmou há 15 anos, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ter dado “luz verde” aos EUA para utilizarem a base das Lajes, nos Açores, no caso de uma operação militar contra o Iraque.

Central de Chernobyl, Wikipédia

2010 As autoridades ucranianas começaram há 8 anos a aplicar o programa estatal de encerramento da Central Atómica de Chernobyl e de transformação do “sarcófago”, num sistema ecologicamente seguro.

2011 O último ministro das Obras Públicas de Sócrates, António Mendonça, inaugurou há 7 anos a sexta linha da rede do Metro do Porto, a ligar a estação da Senhora da Hora, em Matosinhos, a Fânzeres, em Gondomar.

2013 O Conselho para a Ética e Segurança no Desporto e o Conselho para o Sistema Desportivo, as duas secções do Conselho Nacional do Desporto, desapareceram há 4 anos, com a entrada em vigor do novo regime jurídico do organismo.

2016 A Arábia Saudita executou há 2 anos 47 pessoas condenadas por terrorismo, entre as quais o dignitário chiita Nimr Baqir al-Nimr, figura destacada da contestação contra o regime saudita.

2017 Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Bagdade num atentado há 1 ano com veículo armadilhado. No mesmo dia, morreram mais de 60 pessoas durante um confronto entre duas fações rivais, numa prisão da cidade de Manaus, capital do Estado brasileiro do Amazonas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s