A Revolução soviética terá mesmo falhado? Sou dos que não deixam de pensar nos gulags, nas vítimas da loucura estalinista, nas Primaveras de Praga e Varsóvia, na falta geral de democracia, etc. Mas também concedo que essa Revolução premiou os trabalhadores com muitos avanços.

Revolução russa, pt.slideshare.net
E os próprios liberais, agora tão fora da casca, andavam menos gananciosos e mais cientes dos seus interesses subordinados a um interesse mais geral, fora da URSS. As democracias cristãs voltaram a ser de esquerda e não de direita, desde que o comunismo ruiu – fazendo-nos, talvez só por isso, saudades dele.
Claro que o socialismo ainda tem de ter um papel fundamental, e o socialismo democrático deve voltar a entusiasmar-nos, sem vergonha dos serviços que devem ser públicos.
A mistura de sentimentos que alguém como eu tem relativamente a isto, mostra que o socialismo ainda vai ter um grande futuro – e que quem lhes anunciou a morte, ou o fim da História, se precipitou realmente. O grande filósofo do Fim da História, Fukuyama, já o reconheceu.