Conseguirá João Lourenço, o novo Presidente de Angola, desmontar todo o esquema de corrupção montado por José Eduardo dos

Santos e Lourenço, Euronews
Santos, que beneficiava em particular directamente a sua família? Ou fará demasiados inimigos, porque Santos também distribuía umas gordas migalhas por gente diversa? Neste último caso, será apeado antes do tempo por algum golpe de Estado interessado em manter as coisas como estavam? É que há demasiado gente habituada a apoiar a família dos Santos, quando isso era a política oficial de Angola. A começar por portugueses, demasiado apostadores.
E o que virá depois. O fim da corrupção? Ou uma corrupção diferente, chefiada por Lourenço? E não achámos todos preferível a corrupção mais pacífica de Santos à violenta honorabilidade do seu antecessor, Agostinho Neto?
A verdade é que sem esperarmos, houve 2 casos de democratas convictos que acabaram com ditaduras: Gorbatchev e Juan Carlos de Espanha. Mas também já vimos manter-se a corrupção no Zimbabwe, depois do afastamento de Mugabe.