Vinagrete 17.10.27 – Eucaliptos no combate a incêndios

Tiago Oliveira deve ser um engenheiro florestal muito competente, e bem adequado para a unidade de missão de combate aos incêndios, como foi apontado.

Tiago Oliveira e a Floresta, fotografia da Visão

No entanto, não há dúvidas de que vem da Portucel, talvez a empresa mais responsável pela superplantação de eucaliptos em Portugal (para a famosa pasta de papel), por muitos considerados grandes responsáveis pela excessiva vaga de incêndios.

Não me considero apto para culpar ou desculpar os eucaliptos de tudo isto. Portanto, peço explicações detalhadas. Incluindo a de um técnico da Portucel poder ser um excelente coordenador do combate aos incêndios. Afinal, ele não é parte interessada? Não tem preconceitos sobre o assunto. Ao menos terá ideias formadas.

Já vimos que os organismos públicos se acusam uns aos outros, com ou sem razão. Primeiro, foi sobre Pedrógão, a guerra entre o IPMA e a PJ. Agora, um jornal falou em relatórios críticos da Protecção Civil, precisamente contra os técnicos independentes em que o Executivo parece querer basear-se, pressionado pelo PSD e pelo PR. Alguém conseguirá decifrar tudo isto – tanto mais que Barroso, quando era primeiro-ministro em Portugal, já fez uma grande reforma da floresta, a pensar nos incêndios, e viu-se agora o resultado dela? A floresta considerada mais perfeita por essa reforma, terá sido a que ardeu mais depressa.

Deixe um comentário