Vi numa entrevista a propósito da liderança do PSD, já não me lembro quem, a defender que o próximo líder deveria ser quarentão, de

Rio, com 60 será demasiado velho? Balsemão foi líder nos 40 e tal
modo a passar para uma geração mais nova.
Lamento, mas não estou de acordo. Até vivi duas épocas de políticos jovens: a do pré-25 de Abril, que não deveria ser muito apetecível para pessoas maduras, e a do imediatamente pós-25 de Abril, que necessitava gente nova, desempoeirada, e não comprometida com o regime anterior. E lá vieram os muito novos, com pouca experiência, e quase nenhumas referências de vida.
Neste momento, estar a fazer disso uma questão, parece-me absurdo. Porquê dispensar gente mais experiente? Soa-me a discriminação tão grave como as de género ou de raça. Repare-se que Rui Rio, nascido em 57, e a rondar portanto os 60, já é dado como velho.