Vinagrete 17.09.28 – O perigo do liberalismo

Liberais enxotados pelo Zé Povinho, imagem de esquerda.net

As ideologias liberais agora de moda aqui pela Europa, não se limitam a ser velhas e novecentistas, com males bem comprovados (antes de tudo o mais, para o próprio capitalismo, normalmente mais ganancioso do que inteligente, e que nem percebe estar a perder consumidores e a provocar um desequilíbrio interno no Regime).

Cá em Portugal a coisa é pior, porque se desenvolveu num núcleo de stalinistas (oriundos da UDP), que se tornaram stalinisticamente liberais.

Liberais estranjos, imagem de oinsurgente.org

O mal é a falta de políticas sociais. Dantes havia uma esquerda marxista-leninista, que pecava por excesso de materialismo. Depois veio o Papa Leão XIII apresentar a democracia-cristã, na altura apodada de reaccionária,, esquerdófila por outros, e hoje de esquerdista. Devia ser centrista e equilibrada, portanto. Serviu pelo menos para fazer o compromisso histórico em Itália, sem o PCI chegar ao Governo. Talvez ali tenha pecado pelo excesso de anos em que os democratas-cristãos estiveram no Poder, a seguir à II Guerra, e antes da tragédia do Berlusconi. Talvez a direita precise de um Muro de Berlim para se conter, e talvez a esquerda democrática precise também dele para ser mais social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s