
SIRESP, fotografia da SIC Notícias
Afinal, a aldrabice do SIRESP (uma aldrabice que se junta muito às da Sociedade Lusa de Negócios, que teve um membro seu a comprá-lo para o Estado como ministro da Administração Interna de um Governo do PSD), sua principal proprietária, mais da PT, sócia e base técnica (especialmente acusada por um primeiro-ministro que parece saber da poda, embora seja menos responsável do que alguns querem fazer crer, para desculpabilizarem a evidente responsabilidade de dirigentes do PSD no assnto – que Costa, de resto, tem evitado abordar). Falhou não apenas em todos os incêndios importantes, mas também nas tempestades, e em alturas críticas como a vinda do Papa a Portugal. É bom lembrar, mesmo com PR e PM por terras da Catalunha, onde morreram 2 portuguesas.

Responsabilidades políticas, Lei menos necessária com PS do que com PSD, fotografia de datuopinión.com
E o Expresso garantiu que o contrato com o Estado é tal, por culpa do PSD (PSD todo, e não apenas o de Passos Coelho, que já se sabe ser pior que o resto), que não se torna possível penalizá-lo.
Ora bolas. Depois de constatada a aldrabice não há maneira de responsabilizar os responsáveis? Então para que nos serve a democracia?
De qualquer maneira confiemos na promessa do PM de apresentar responsáveis no final de tudo isto, e bem analisada a coisa. E deixemos ladrar os que exigem demissões imediatas de quem não foi directamente responsável, sobretudo se são apoiantes da anterior solução governativa (lembrando-nos nós de que passos não quis demissões nem quando havia responsáveis directos, como Relvas ou o ex-ministro da Justiça, tal e qual como Soares desta vez, embora sem ser segurado pelo novo PM). Responsáveis só no fim, para evitar que culpas morram solteiras. Ou então logo que sejam detectados.