Vinagrete 17.08.01 – As Comissões da Caixa

Macedo, presidente da CGD, fotografia do Sapo

A nova administração da CGD, muito armada em Banco Privado, decidiu alargar a quase toda a gente, incluindo reformados de escassos recursos, as comissões das contas.

O BE protestou, com o argumento normal de que a CGD não deve agir como um Banco privado. Também o PCP tem utilizado a argumentação do Banco público.

De facto, se for para agir como outro privado qualquer, de que vale existir um Banco público? Boa argumentação também para quem defende apenas a iniciativa privada, por mais incompetente que seja, e está cegamente contra qualquer actividade empresarial pública, como parecia ser o caso da anterior coligação governamental (PSD/CDS). Nem se lembram

Centeno, fotografia do Dinheiro Vivo

que os países ricos do Norte tiveram aquilo a que Churchill chamou governos socialistas, e nós chamaremos social-democratas, embora bastante mais à esquerda do que os sociais-democratas de hoje (talvez por isso tenha desaparecido a riqueza.

E como se situará o PS no meio disto tudo? Pelos vistos, com a administração privada da CGD, a puxar para Banco nada público.

Contudo, mesmo para a Banca privada, devendo ser este um sector de indiscutível interesse público bem regulamentado pelo Estado (nisto, até o PS estará de acordo), as Comissões precisam de ser limitadas. O negócio da Banca não se pode basear em comissões cobradas, sobretudo quando toda a gente é pressionada a ter uma conta bancária para receber os seus proventos. O seu negócio principal terá de voltar a ser emprestar dinheiro, e assim dinamizar a economia. Ou então, convenhamos, os Bancos, sobretudo os privados, não são mesmo necessários para nada. Menos ainda para arriscarem as poupanças de clientes desprevenidos em especulações sempre arriscadas. Seguramente nunca só para os contribuintes se esfalfarem com o apoio destes governos que vamos tendo para lhes garantirem lucros, sem se dedicarem à tarefa de emprestarem às empresas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s