Vinagrete 17.07.27 – Lei da Rolha

Proteccção Civil fala, fotografia da RTP

Os incêndios são dramáticos, e este ano parecem mais furiosos do que nunca. Não sou especialista, mas vejo atirarem muitas responsabilidades à falta de nova legislação sobre florestas – que inexplicavelmente ainda não existe (por culpa de quem, digam lá?…) – e que certamente vai acabar aprovada à pressa e sob pressão (o que não pode dar nada de bom, a não ser para os defensores do poder de base directo).

Entretanto, quanto mais o Governo faz, mais é atacado (são afinal essas as regras da democracia, que assim para muitos se vai desacreditando). E quanto maiores se vão comprovando as responsabilidades do anterior executivo, mais os dirigentes dos partidos que

Incêndios, fotografia do Eco

o apoiaram se mostram agressivos e ao ataque. Talvez seja a tal história de que a melhor defesa é o ataque. A verdade é que são cada vez mais a criticarem o despudor do aproveitamento de mortos para ataques políticos.

Mas não há dúvida que é feio ver o IPMA e a PJ digladiarem-se agora em grandes ataques mútuos, ainda por cima fátuos, e sem comprovação absoluta. Ou a precipitação com que se impõe a tal Lei da Rolha aos bombeiros – afinal, aparentemente, os únicos puros e heróicos de toda a história. Talvez seja precisa uma coordenação informativa. Que a nós, jornalistas, parece sempre má.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s