Vinagrete 17.05.12 – O brasileiro atacado pelo GNR

Brasileiro atacado por GNR nas Finanças do Montijo, fotografia do Sol

Caiu tudo em cima de um agente da GNR fora de serviço e à paisana, que desancou um imigrante brasileiro nas Finanças (atrapalhado este com as regras do Fisco, aparentemente impostas por funcionário/a inflexível).

O problema é o ódio geral, e talvez justificado, que existe em Portugal relativamente ao Fisco, e o pavor das Polícias (ainda assim menor ao que existe no Brasil, onde toda a gente prefere um bom ladrão a um mau polícia – e onde os ladrões têm fama de ser quase sempre melhores do que os polícias). De repente parecia cristalino ter o GNR usado de uma força desmedida contra um brasileiro indefeso perante as Finanças e perante a bruteza também da GNR. Mas eis que um colunista de jornal, normalmente distanciado, resolve dar razão ao Polícia: apenas aparentemente por achar que ele tinha direito à sua imagem, e a estar contra a divulgação de uma filmagem para o Facebook através do sofisticado telemóvel na posse do brasileiro (assim, portanto, menos pobretanas). A mim, parece redutor ver isto reduzido a uma questão de direito de imagem. Esse direito impediria certamente denunciar abusos policiais em Portugal, e no estrangeiro (veja-se, por exemplo, o papel das imagens na denúncia de abusos policiais nos EUA).

Enfim, fico mais sossegado por saber que se estão a fazer inquéritos, onde esperamos que não sejam testemunhas apenas funcionários das Finanças ou da GNR. Haveria por lá mais gente capaz de avaliar as razões de cada parte, e assim evitar a Justiça popular e imediatista, mas zelar por que se faça uma verdadeira Justiça (tão arredada dos hábitos dos magistrados nacionais).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s