– Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: data instituída em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983, sendo este ano dedicada ao ‘Património Cultural e Turismo Sustentável’.
– Dia Europeu da Segurança do Doente: instituído pela Comissão Europeia em 2013, por considerar que a segurança do doente não é ainda uma prioridade da maioria dos profissionais de saúde.
1506 O Papa Júlio II (1443-1513, entronizado em 1503) colocou há 511 anos a primeira pedra da Basílica de São Pedro, em Roma, construída onde se supõe estar o túmulo de São Pedro, e onde já existira outro templo, concluindo-se em 1626, e sendo consagrada pelo Papa Urbano VIII (1528-1644, eleito em 1623).

Tomás António Gonzaga, Wikipédia
1792 O poeta português Tomás António Gonzaga (1744-1810), independentista brasileiro, foi condenado há 225 anos a degredo perpétuo, em Moçambique (altura em que viu comutada a condenação de 1789, por intervenção de D. Maria I).
1857 Foi lançado há 160 anos O Livro dos Espíritos, em França, que marca o nascimento do Espiritismo, codificado por Allan Kardec (1804-69, inventor da palavra ‘espiritismo’).
1906 Um sismo em São Francisco, Califórnia, há 11 anos, provocou incêndios na cidade e a morte de perto de 700 pessoas.
1925 Foi declarado há 92 anos (1 antes do 28 de Maio) o estado de sítio em todo o país e suspensas as garantias constitucionais, na sequência da tentativa de golpe militar chefiado por Sinel de Cordes, general monárquico, Filomeno da Câmara, capitão-de-fragata, Raul Esteves, tenente-coronel e republicano conservador.
1928 O engenheiro Duarte Pacheco (1900-43, morto num desastre de automóvel), o mítico ministro das Obras Públicas do Salazarismo, na altura diretor do Instituto Superior Técnico, tomou posse há 89 anos da pasta da Instrução.
1946 A Assembleia da Sociedade das Nações (ou Liga das Nações) votou há 71 anos a dissolução da instituição fundada em 1920 (mas que não conseguira evitar a II Guerra) e a transferência de todos os ativos para a ONU.
1947 Realizou-se há 70 anos em Paris o primeiro congresso da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em que participam Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América – sendo o francês Paul Libaud é eleito seu 1º presidente.

Assinatura do Tratado do carvão e do Aço, 1951, fotografia da Deutsche Wella
1951 A França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica e Luxemburgo (6) assinaram há 66 anos, em Paris, o tratado fundador da primeira comunidade europeia, o Tratado do Carvão e do Aço.
1955 Começou há 62 anos a Conferência Afro-Asiática de Bandung, Indonésia, que daria origem ao Movimento dos Países Não-alinhados.
1989 Estudantes chineses do Movimento Pró-Democracia manifestam-se em frente à sede do Partido Comunista, em Pequim, vindo a ser massacrados.
1993 Iniciaram-se há 24 anos os testes sobre a viabilidade da vacina contra a sida, desenvolvida pela universidade de Hannover, Alemanha.
1998 Abriu há 19 anos o alargamento da Linha Verde do Metro, em Lisboa, com a ligação Rossio-Cais do Sodré.
2004 O novo Governo socialista espanhol de Rodriguez Zapatero (n.1960, em funções de PM entre 2004-11) ordenou logo há 13 anos a retirada das tropas enviadas por Aznar (n.1953, PM pelo conservador PP entre 96-2004) para o Iraque.
2005 Começou há 12 anos o Conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II, com a eleição de Bento XVI (n.1927 em funções até 2013), e hoje, precisamente no dia em que festeja 90 anos, Papa emérito.